30 anos de Teixeira.

Avanço do mar muda litoral brasileiro

Prado - Bahia | 27 de setembro de 2017 - 18:34 | Imprimir

 

O avanço do mar é um fenômeno registrado no litoral dos 17 Estados brasileiros banhados pelo oceano Atlântico. Levantamentos recentes apontam que, além de avançar em uma velocidade acima do normal em alguns locais, o mar também está recuando em parte significativa do litoral, o que vem mudando o mapa litorâneo.

 


Especialistas prevêem alterações ainda mais significativas nos próximos anos. Se historicamente o avanço do mar era considerado normal e inofensivo aos seres humanos, as construções litorâneas fizeram o assunto passar a ser visto como “fator de risco, implicando em questões econômicas e sociais.
A pesquisa aponta que “a falta de informações dificulta a tomada de decisões devido à falta de elementos para distinguir se o que ocorre é uma tendência natural, ou um ciclo no qual uma situação de desequilíbrio volta espontaneamente à normalidade. A falta de informações leva as autoridades e especialistas a defenderem mais estudos específicos antes de obras de contenção do avanço do mar.

 


Para os moradores da Bahia, estado que possui o maior litoral brasileiro, com mais de 1.000 km de costa, a situação que se apresenta é mais “confortável”, com 26% do litoral com avanço do mar, 6% de recuo e 8% estabilizado por obras de engenharia.

 

(Fonte: “Estudo Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro”, do Ministério do Meio Ambiente)

ACESSO RÁPIDO
AGENDA / EVENTOS
Comemorações alusivas aos 120 anos de Emancipação Política – 02 de agosto
Entregar o Livro PRADO HISTÓRIA SOFISA – 02 de agosto
FACEBOOK