30 anos de Teixeira.

Cultura

CARNAVAL – FEVEREIRO

O Carnaval de Prado é um dos mais tradicionais e seguros da Bahia, nele podemos encontrar desde as melhores bandas de Salvador até relembrarmos o velho carnaval, com as marchinhas e os desfiles a fantasia.
È um lugar ideal para quem busca além de festejo, tranquilidade para descansar com sua família e fazer passeios encantadores.

 

carn01 carn02

 

NOSSA SENHORA DA PURIFICAÇÃO – FEVEREIRO

Festa em homenagem a Padroeira da cidade. Missa solene na Matriz, pela manhã; à tarde, depois da chegada das embaixadas dos “Mouros e Cristãos”, forma-se magnífica procissão que percorre a cidade carregando em triunfo a imagem da Padroeira, Nossa Senhora da Purificação.

 

ns03 ns01 ns02

 

SÃO SEBASTIÃO

Festa folclórica, em homenagem a São Sebastião, realizada em 02/03 de fevereiro de cada ano. É uma manifestação religiosa que rememora as lutas medievais entre cristãos e mouros pela conquista da Terra Santa. Os Mouros vestidos de vermelho e os Cristãos de azul, emocionam a todos que participam e assistem à festa.

 

sb02 sb01

 

FESTA NOS DOMINGOS DE PENTECOSTES

Caracterizada pelo respeito ao Divino Espírito Santo. Novenas, missa festiva e procissão tradicional.

 

fp02 fp01

 

SÃO BENEDITO

É muito comemorado em Prado na primeira segunda-feira após o domingo de Páscoa.
Viola, reco-reco, tambor, pandeiro, tamborim, apito e muito canto formam, com o multicolorido das roupas, das fitas e dos estandartes, um espetáculo que Prado realiza com muita naturalidade, deslumbrando os que têm o privilégio de ver.

 

sbenedito03 sbenedito01 sbenedito02

 

De origem africana, em alguns lugares do Brasil, é conhecida por CONGADA.
A Marujada é uma das festas, de fundo religioso, mais tradicionais de Prado, e conta com a participação de centenas de Marujos. Muitos acompanham a procissão pelas ruas da cidade, trajados de marujos, ao som de pandeiros e violas.

 

sbenedito04 sbenedito05

 

FESTA DE SANTO ANTÔNIO E SÃO PEDRO

A Colônia Z-23, dos pescadores de Prado, é famosa pelas tradicionais festas de Santo Antônio e de São João, com trezenas e muita festa de rua, e culminam com a grande comemoração em homenagem a São Pedro, organizada pelos pescadores e suas famílias.
Destaca-se a procissão fluvial no rio Jucuruçu, com os barcos enfeitados para um concurso, onde são eleitos os mais bonitos, que recebem a premiação merecida, oferecida pelo comércio local e das cidades vizinhas.

 

festSantoAnteSaoPedro

ACESSO RÁPIDO
AGENDA / EVENTOS
Comemorações alusivas aos 120 anos de Emancipação Política – 02 de agosto
Entregar o Livro PRADO HISTÓRIA SOFISA – 02 de agosto
FACEBOOK