Gastronomia é destaque no Verão Prado 2018

O Prado com seus mais de 84 Km de praias é um município rico em belezas e recursos naturais, tradições, costumes e casos, contados através das suas histórias no mundo da cultura, arte, artesanato, dança, folclore e pela magia da sua gastronomia. Só aqui você encontra a diversidade de sabores compostas por releituras da culinária baiana e afro, além das mais variadas opções de preços.

Nesse cantinho paradisíaco da Bahia, o turista encontra múltiplas possibilidades de vivenciar as guloseimas da antiga cozinha baiana e dos exóticos pratos da alta gastronomia.
Convidamos você leitor, a fazer um tour pelo universo da magia gastronômica de Prado. Juntos vamos descobrir como nasceu o 1º Festival Gastronômico do município.

Nesse campo de possibilidades, vamos conhecer alguns fatos que marcaram a união de vários amigos, conhecidos; pessoas que nasceram ou que “adotaram” o Prado como sua terra natal.

“Bora” embarcar com a gente e viajar nas asas do tempo?

Uma volta ao passado…

No início de 2006, um grupo de amigos se reuniu para um encontro informal com comes e bebes para comemorar o encerramento da temporada de verão. Dos vários assuntos que conversaram o que mais marcou foi à necessidade de se criar um evento que divulgasse os variados dotes culinários dos proprietários de restaurantes, lanchonetes, bares e similares. Foi visto a partir de então, a necessidade de “unir o útil ao agradável”, que era captar os turistas do feriadão de outubro, conhecido como a Semana do Saco Cheio, onde havia um recesso no calendário escolar e as famílias viajavam com os filhos. Foi aí que surgiu a idéia de criar o Festival Gastronômico de Prado.

A partir de então a APRHOPE (Associação de Pousadas, Restaurantes, Hotéis e Estabelecimentos Comerciais) com Nilson Azevedo a frente da presidência e toda diretoria, foi então que montou-se uma equipe de trabalho tendo como parceiros Fátima Ramalho, Eliana Alves, Lorna May Barnard (in memorian), Sérgio da Portocard, a jornalista Juliana Reis, Neide Scaranci (in memorian), José Roberto Scaranci, e juntos deram início ao projeto que teve total apoio da Prefeitura Municipal de Prado, do SEBRAE (Jorge Cunha e Alex Brito), do SENAC ( Dra. Angélica Leah), do SICOOB de Prado, Eliete da loja Contrusul, Banco do Nordeste, Empreendimento Riacho das Ostras (Alaor Silva Júnior), Guia Costa das Baleias; foi então que de 07 a 14 de outubro de 2006, aconteceu o 1º Festival Gastronômico de Prado com amplo sucesso que gerou grande credibilidade ao evento, dando seqüência aos dias atuais já em sua 12ª edição, hoje sob coordenação do atual presidente da APRHOPE Wander Noronha (administrando a partir do 6º evento).

Muitas coisas aconteceram ao longo desses anos, alguns parceiros não se encontram mais entre nós, uns por ter partido para outra vida, outros por não residir em Prado e há aqueles que continuam até hoje compondo as páginas do livro de memórias do Prado.

O Festival Gastronômico unido com tudo de lindo e belo que existe no município do Prado foi gerando um movimento com fluxo positivo de turistas que nessa época do ano vem para esse cantinho do extremo sul da Bahia se deleitar aos encantos que a terra oferece.

Nesse intervalo de tempo, os profissionais da gastronomia de Prado foram se aprimorando, participaram de cursos, feiras gastronômicas, e vários eventos que os levaram a estudar para criar novas tendências nesse campo vasto de opções degustativas, tornando a gastronomia de Prado uma das principais forças do destino turístico Prado, conhecido nacional e internacionalmente, através dos inúmeros veículos de comunicações que noticiam seus encantos mostrados em seus mais singulares sabores.

A Prefeitura Municipal de Prado parabeniza todos os empreendedores com suas equipes de funcionários, porque são pessoas que acreditam no município e trabalham em prol do seu desenvolvimento, são elas que criam e elaboram novos projetos sociais, profissionais e gastronômicos para atrair os turistas e visitantes com a finalidade de agradar os mais variados paladares.
Não restam dúvidas, Prado convida você para conhecer, viver e saborear todas essas maravilhas.