PRADO – BAHIA

História de Prado

O município de Prado surgiu de uma aldeia de índios que habitavam a margem do rio Jucuruçu. A aldeia de Jucuruçu foi elevada à categoria de Vila por carta Régia de 1755 pelo vice-rei do Brasil D. Luís Pedro Peregrino de Carvalho e Ataíde, o 10.º Conde de Atouguia, que também criou o município com o nome de PRADO.

Em 1772 o município de Prado foi desmembrado com a criação do município de Alcobaça. Em 1795 foi criado a Freguesia de Nossa Senhora da Purificação do Prado pelo Alvará Régio de Arcebispo Dom Frei Antônio Corrêa. Em 1884 Prado começou a prosperar com a imigração de pessoas de outros Municípios e com a construção das primeiras estradas. A Casa da Câmara foi construída em 1886. Em 1896 a Vila recebeu Foros de Cidadania, e uma iluminação a querosene que somente em 1949 foi substituída por uma de eletricidade.

Em 1898 foram criados os Distritos de Cumuruxatiba e Escondido (Atual cidade de ltamaraju). Por decreto estadual de 1933 foram criados os distritos de Jequitaia e Santo Antônio e anexados ao município de Prado. Em 1938 o distrito de Santo Antônio passou a denominar-se Trindade, em 1943 retificado por decreto estadual tomou a denominação de Jucururu.

Por uma lei estadual de 1953 é criado o distrito de São José do Prado, criado com área do extinto distrito de Jequitaia, extinto pela mesma lei. Pela lei estadual nº 1509 de 1961, desmembra do município de Prado os distritos de Escondido e Jucururu, para constituir o novo município com a denominação de Itamaraju (ex Escondido). Por uma lei estadual de 1989 o distrito de São José do Prado foi extinto, uma parte anexada ao distrito de Prado e outra parte usada para criação do novo município de Vereda. Hoje o município é constituído de 2 distritos: Prado e Cumuruxatiba.

Bandeira

Amarelo – Representa nossas riquezas minerais (pedras semi-preciosas e areia monazítica.

Verde – Representa nossas matas e campos, campo que deu origem ao nome Prado.

Branco – Representa a paz, a tranqüilidade, a hospitalidade que existe em nossa terra.

Brasão do Prado

Criados em 1972, no governo do Prefeito Orlando Sulz de Almeida, (1970 – 1972), os símbolos do município foram idealizados pelo Sr. José Fontes de Almeida, que deu forma, sentimento e cores aos desenhos.

No Brasão há 5 torres em heráldica representando o Município e nele está inserido:

Barco – Simboliza a pesca, uma das fontes de riqueza do Município.

Falésias – Simboliza as belezas naturais de nossas praias.

Boi – Simboliza nossa pecuária, como fonte de riqueza.

Coqueiro – Nosso coqueiral na orla marítima, fonte de atração turística.

Cacaueiro – Fonte de riqueza do Município.

Mar – A inspiração, motivação para a vinda do turista.

Mata e Toras – Nossa riqueza vegetal e agrícola.

O descobrimento de Prado e do Brasil

O Brasil, seguindo a maioria dos historiadores, foi descoberto pela praia da Barra do Caí, que é parte territorial do município de Prado e fica a 50 quilômetros da cidade de Prado. No dia 22 de Abril de 1500 a frota de Pedro Alvares Cabral avistou em primeiro lugar um monte grande, alto e redondo, e serras mais baixas ao sul dele, a esse Monte o capitão deu o nome de Monte Pascoal, esse Monte Pascoal hoje é situado dentro do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, que é aberto para visitas. No dia seguinte pela manhã os portugueses avistaram uns 7 a 8 homens andando pela praia, em seguida mandaram um batel (pequeno barco) em direção a terra. Ali na praia da Barra do Cahy teve o primeiro encontro de índios com os portugueses. Mais detalhes sobre esse primeiro encontro pode ler na interessantíssima carta de Pero Vaz de Caminha, que era o escrivão naquela viagem de Pedro Alvares Cabral: Carta de Pero Vaz de Caminha

Hino do Prado

O hino de Prado foi da autoria do poeta Antônio Soares de Alcântara.
O Sargento Erasmo Simões que era músico do Corpo de Fuzileiros Navais e Pradense, transpôs o hino para a pauta musical e anos depois o então Prefeito José Fontes de Almeida (1974/1976) levou a partitura musical para o conjunto musical – Brasília Band. O hino foi gravado em fita cassete no Rio de Janeiro.

QUEM PISAR AS AREIAS DE PRADO
E FITAR OS SEUS BOSQUES EM FLOR