30 anos de Teixeira.

Prado recebe Caravana da Justiça Social

Prado - Bahia | 8 de maio de 2017 - 19:05 | Imprimir

Prado foi o primeiro município do extremo sul da Bahia a receber a Caravana da Justiça Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) nesse ano de 2017. O evento foi possível devido à parceria com diversos órgãos e entidades da rede de proteção aos direitos humanos, Poder Judiciário, secretarias e a Prefeitura Municipal de Prado.

Prado recebe Caravana da Justiça Social

Para o evento recebemos a visita do Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Dr. Carlos Martins e comitiva que foram recepcionados pela Prefeita do Prado, Sra. Mayra Brito e o Secretário do Desenvolvimento Social Sr. Igor Lago.

Na oportunidade foram oferecidos serviços de saúde e vacinação, atendimento e assistência jurídica, foram emitidas na sede mais de cento e oitenta carteiras de identidade (RG), mais de trinta carteiras de trabalho. Outros serviços relevantes foram os atendimentos ao consumidor com orientações para emissão de passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência, atendimento do Bolsa Família, CRAS, CREAS, ações de sensibilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, e ainda capacitação de Conselheiros Tutelares do Território de Identidade com assessoramento técnico aos profissionais do Sistema Único da Assistência Social (SUAS),  além de  palestras educativas.

No evento contamos com a participação das Superintendências de Assistência Social, Inclusão e Segurança Alimentar; Direitos Humanos; atendimentos ao PROCON-BA da SJDHDS.  A Caravana agrega o Ministério Público, Tribunal de Justiça do Estado, Defensoria Pública da União, Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, Associação e Fórum de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares, COELBA, EMBASA e as Secretarias Estaduais de Segurança Pública (SSP) e do Trabalho, Emprego e Renda (SETRE).

A Caravana incluiu ações de diálogos com a juventude, promovida pela Coordenação de Juventude da SJDHDS, para efetivação de cadastro no Programa Identidade Jovem (ID Jovem), que assegura gratuidade no transporte coletivo interestadual e 50% de desconto no valor dos ingressos para eventos culturais e esportivos, para jovens de 15 a 29 anos. Essas atividades tiveram o objetivo  de estimular a participação social do jovem na comunidade. Para abrilhantar o evento com os jovens, tiveram oficinas de estética e de grafite,  realizadas no Colégio Estadual Homero Pires.

No dia 06 de maio (sábado), os serviços gerais da Caravana foram ofertados no distrito de Guarani.

Vale apena informar que em 2016 o mutirão de serviços para a cidadania realizou dez caravanas, abrangendo nove Territórios de Identidade com mais de três mil quilômetros percorridos, totalizando mais de 16 mil pessoas atendidas. O projeto surgiu do Mutirão Social do Pacto pela Vida, criado em 2015 para prestação de serviços básicos a comunidades de bairros carentes em Salvador e Feira de Santana.

AGENDA / EVENTOS
Comemorações alusivas aos 120 anos de Emancipação Política – 02 de agosto